sexta-feira, 4 julho, 2025

Museus disponibilizam acesso digital ao acervo fotográfico histórico

Compartilhe essa notícia:

O Museu de História e Arte de Chapecó, o Museu Antonio Selistre de Campos e o Museu da Colonização, deram um passo significativo rumo à preservação e acessibilidade de seu acervo histórico com a execução do projeto de digitalização de suas coleções fotográficas. A iniciativa, que faz parte de uma série de ações voltadas para a modernização e conservação do patrimônio cultural da cidade, tem como principal objetivo garantir a integridade e longevidade das imagens que documentam a história e a cultura locais, além de promover sua democratização através de meios digitais.

Atualmente cerca de um terço do acervo fotográfico com mais de 15.000 fotos já foi digitalizado e está disponível ao público. A digitalização se baseia em um rigoroso processo técnico que tem como objetivo proteger as imagens originais de eventuais desgastes físicos e perdas, e expandir as possibilidades de acesso a esse acervo por parte de pesquisadores, educadores, estudantes e o público em geral.

“Esse projeto é fundamental para preservar a memória coletiva de Chapecó e permitir que futuras gerações tenham acesso à nossa rica herança visual”, afirma o coordenador do espaço Sergio Paulo Ribeiro. Segundo ele, além de garantir a preservação das imagens, a digitalização também facilitará o acesso remoto ao acervo, ampliando sua visibilidade por meio de exposições virtuais e outras plataformas digitais interativas. “É uma forma de conectar a história da cidade com o mundo contemporâneo”, completa.

Os coordenadores da ação, Gustavo Andre Glienke Feyh e Leonardo Dlugokenski, ambos técnicos em Museus, destacam a importância desse trabalho para o fortalecimento da pesquisa histórica e cultural na região. “Estamos falando de um acervo que possui registros valiosos, alguns deles com mais de um século de existência, e que agora poderão ser estudados e apreciados com muito mais facilidade”, explica Gustavo. Leonardo complementa: “Além de garantir a preservação dessas imagens, nosso foco é democratizar o acesso ao acervo, facilitando a vida de pesquisadores, estudantes e da comunidade em geral que deseja explorar esse material.”

LEIA TAMBÉM  Homem é preso com duas pistolas e munições no Oeste

O projeto de digitalização reflete uma tendência mundial na preservação de acervos museológicos, permitindo que as instituições mantenham viva a memória local enquanto se adaptam às exigências tecnológicas e às novas formas de interação com o público. O acervo fotográfico poder ser acessado através da página dos museus no site da Fundação Cultural de Chapecó.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Homem é preso por estuprar e engravidar filha menor no Oeste 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Coronel Freitas,...

Chapecoense se prepara para confronto decisivo contra o Goiás na Arena Condá

Neste domingo, 29, a Chapecoense volta a campo na Arena Condá, onde enfrenta o...

Folha Desbravador é homenageada com o Prêmio Destaque ACORS

A cidade de Chapecó foi palco, na noite da quinta-feira, 26, de uma cerimônia...

Contas de luz permanecem com bandeira tarifária vermelha em julho 

A bandeira tarifária para o mês de julho permanece vermelha patamar 1, a mesma...
error: Este conteúdo é protegido !!