quinta-feira, 27 março, 2025

Abertura de empresas cresce 14,6% e passa de nove mil em um ano

Compartilhe essa notícia:

Chapecó teve um aumento de 14,6% na abertura de empresas em 2024, em relação a 2023, segundo dados da Junta Comercial de Santa Catarina. Foram 9.099 novas empresas no ano passado, contra 7.941 em 2023. O crescimento foi superior à média estadual, que foi de 11,9%. E a Capital do Oeste ficou em quarto lugar no estado.

De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, isso é reflexo das ações da Administração Municipal.

“A nossa administração incentiva o setor produtivo e a geração de empregos, desburocratizando processos, investindo em infraestrutura e apoiando eventos. Aqui o poder público cuida das pessoas e não atrapalha o empreendedor”, afirmou o prefeito.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, o Poder Público Municipal tem sido um indutor do desenvolvimento.

“Essa governança pública aliada à governança do setor privado, além dos processos de desburocratização, tem gerado um cenário de confiança no crescimento da economia local. A cidade conta com ótimos índices na economia e na saúde. Há um crescimento populacional que está entre os maiores do país. Isso traz uma perspectiva positiva e gera novos negócios”, disse Paixão.

O secretário de Fazenda, Moacir Rohr, disse que nos últimos quatro anos a Prefeitura tem adotado medidas para facilitar a abertura de empresas.

“Nós modernizamos o sistema, desburocratizamos processos com a Lei de Liberdade Econômica, ampliamos o horário de atendimento das 7h às 19h,  criamos o atendimento por whatsapp e reunimos os serviços para abertura de empresas em um único lugar. Em quatro anos o tempo para abertura de empresas baixou de 96h para 4h”, disse Rohr.

Uma das empresas que abriu no ano passado foi a Odonto Vitta, que funciona no bairro São Cristóvão. Mariele Klein disse que trabalhava em outro consultório e resolveu abrir a empresa, com um sócio.

LEIA TAMBÉM  Família será indenizada por erro ocorrido em sepultamento de bebê natimorto

“Foi tudo muito rápido, não teve burocracia, enrolação. Agora em janeiro completamos um ano de empresa e superamos a expectativa, pois já éramos conhecidos no mercado e isso ajudou a termos bastante clientes. Tanto que já estamos pensando em ampliação do serviço. É difícil empreender mas valeu a pena”, disse Mariele.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Inicia a comercialização dos espaços da Feira Efapi 2025

Iniciou nesta segunda-feira 24, a comercialização dos espaços da Efapi 2025 – A Expofeira...

Guarda Municipal apreende drogas e dinheiro no Bom Pastor

A Guarda Municipal de Chapecó apreendeu drogas e dinheiro durante uma ação de patrulhamento...

Mais de 40 milhões simulam consignado para CLT até este domingo

Mais de 40 milhões de trabalhadores fizeram a simulação do novo crédito consignado para...

Chape Futsal faz ação para associar torcedores na estreia do sub-16

O time sub-16 da Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unoesc entra em quadra às 10h deste sábado...
error: Este conteúdo é protegido !!