sábado, 19 abril, 2025

Projeto troca resíduos orgânicos por flores

Compartilhe essa notícia:

A Tania Cardoso reside no Parque das Palmeiras e o Jair Kroth no São Cristóvão. Ambos participam do projeto Harmoniza Chapecó – Laboratório de Compostagem, que tem como objetivo incentivar a correta separação dos resíduos orgânicos, dentro do programa “Chapecó: Cidade Limpa, Cidade Sustentável”. Eles são cidadãos que adotaram a ideia do projeto, e dizem que é um projeto maravilhoso, que a população precisa aderir e fazer a sua parte.

Para Tania é importante participar e contribuir para deixar a cidade e os quintais mais bonitos. “Eu separo o material em casa e levo até o Horto Botânico e em troca recebo mudas de flores que planto e cuido em casa”, afirmou Tania.

Jair disse que o programa é importante para o cuidado com o meio ambiente e que todos deveriam participar. “Se cada um fizesse a sua parte, certamente teríamos uma cidade mais limpa e organizada” comentou.

De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria da Infraestrutura, Graciela Heckler, dentro do projeto, a população pode fazer a troca de resíduos orgânicos por flores. Os resíduos orgânicos recebidos são utilizados em compoteiras e posteriormente utilizados como adubo para as plantas do Horto Botânico. “Cada cidadão participante recebe um cartão, que será preenchido a cada entrega de resíduo orgânico no Horto Botânico. Ao chegar a 12, os cidadãos recebem cinco mudas de flores, criando assim a empatia de cuidar de seus quintais e embelezando suas residências e seu bairro ao mesmo tempo. As entregas devem ser realizadas às segundas, quartas e sábados, das 8h às 11h. A entrada é pelo Parque das Palmeiras”, explicou.

Resíduos orgânicos

Graciela destaca que os resíduos orgânicos são considerados um problema mundial, sendo constituído basicamente por restos de alimentos e resíduos de jardim. O lixo orgânico gerado representa em torno de 50% do volume total de resíduo urbano e a grande preocupação é a destinação correta desses resíduos. Se armazenado ou dispostos em local inapropriado podem causar um grande problema ambiental entre eles a geração de chorume, emissão de metano na atmosfera e a proliferação de vetores de doenças. No município de Chapecó – SC um projeto piloto organizado pela Prefeitura Municipal, denominado Harmoniza Chapecó – laboratório de compostagem, ponto de entrega voluntária de resíduos orgânicos para o processo de compostagem junto ao Horto Botânico Municipal.

LEIA TAMBÉM  Santa Catarina define estratégia da campanha de vacinação contra a gripe

O material arrecadado é encaminhado até as áreas de compostagem, lugar limpo e plano, na sede do Horto, onde o material é analisado, selecionado e armazenado nos reservatórios destinado a produção do composto. O tipo de resíduo orgânico que pode ser reaproveitado no orgânicos são restos de alimentos e outros materiais que degradam rapidamente na natureza, tais como: cascas, folhas, restos de frutos e vegetais, pó de café, esterco de animais, aparas de gramas, galhos, etc.

A compostagem é um procedimento que tem por objetivo a valorização e o reaproveitamento da matéria orgânica, transformando o material em húmus, concentrando de forma equilibrada nutrientes para as plantas. Esse processo realizado pelo Harmoniza, funciona através da decomposição biológica do material e por ação de bactérias, fungos, que resulta no final do processo. É, portanto, uma forma de atenuar o problema da disposição dos resíduos, dando um destino útil a estes resíduos, evitando assim a sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura do solo. O Harmoniza Chapecó, responsável por arrecadar o material orgânico na cidade de Chapecó, realiza a compostagem a partir desses resíduos. A compostagem gerada no projeto é distribuída em porções para a população e também é utilizada nas mudas do Horto.

Horto Botânico Municipal de Chapecó

O Horto Botânico Municipal de Chapecó é o responsável pela produção de mudas de flores da estação, plantas ornamentais e árvores nativas, utilizadas nos trabalhos de ajardinamento dos espaços públicos da cidade. Em 2024, o Horto recebeu 3.480 quilos entregues pela população e distribuídas 450 mudas para embelezar parques, praças, pontos turísticos, equipamentos públicos, rótulas e canteiros centrais de ruas e avenidas.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula grupo que incita adolescentes a cometer cybercrime

Policiais civis do Rio de Janeiro cumprem, nesta terça-feira (15), uma operação voltada para...

Fashion Pátio 2025 tem dois dias de desfile

  Dois dias de moda e mais de 20 desfiles para apresentar na passarela o...

Caderneta de Saúde da Criança agora está no aplicativo Meu SUS Digital

versão digital da Caderneta de Saúde da Criança já está disponível para pais e...

Homem sofre queda de poste e é resgatado pelo SAER

Na manhã desta terça-feira (15), uma equipe do SAER-FRON (Serviço Aeropolicial de Fronteira) da...
error: Este conteúdo é protegido !!