O youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, de 27 anos, conhecido como Felca, natural de Londrina (PR) e atualmente morando em São Paulo, publicou na última quarta-feira (6) um vídeo no YouTube denunciando o influenciador paraibano Hytalo Santos por suposta exploração de menores.
Após a publicação, que já acumula mais de 23 milhões de visualizações, a conta do Instagram de Hytalo saiu do ar sexta-feira, 8.
Por conta da repercussão do vídeo de Felca sobre exploração de menores, o tema ganhou ainda mais destaque no debate público. Inclusive, a Câmara vai votar projetos contra ‘adultização’ de crianças em redes sociais, medida que busca proteger crianças e adolescentes de conteúdos inadequados e práticas abusivas na internet.
Carreira e alcance de Felca
Criador de conteúdo desde 2017, Felca possui mais de 5,23 milhões de inscritos no YouTube e 13,7 milhões de seguidores no Instagram. Ele ficou famoso com vídeos de reacts e conteúdos de humor, além de ter comentado recentemente as audiências da CPI das Bets na internet.
No vídeo de quase 50 minutos, o youtuber explica que, durante a apuração, seguiu em seu perfil público todas as pessoas citadas na denúncia. Segundo ele, isso gerou ataques nas redes sociais, com acusações de que estaria “curtindo” publicações de crianças e adolescentes. Felca afirma que processou mais de 200 pessoas por difamação.
“Conheço pessoalmente vítimas de abuso sexual e tenho completo asco por esse crime. É um dos mais hediondos que existem”, afirmou o criador de conteúdo.
Felca também disse que o dinheiro arrecadado com as ações judiciais será doado a instituições de caridade. Ele ofereceu retirar os processos caso os acusadores doem R$ 250 para as entidades indicadas e publiquem um pedido de desculpas nas redes sociais.
Investigações contra Hytalo Santos
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) informou que desde 2024 investiga outras denúncias contra Hytalo por exploração de menores. Dois promotores, um de Bayeux e outro de João Pessoa, estão à frente das apurações.
A promotora de Bayeux disse não ter solicitado a desativação da conta do influenciador e não há confirmação se o promotor de João Pessoa fez o pedido. O MPPB também informou que há um inquérito criminal em andamento, aberto antes das falas de Felca.
Outra influenciadora também é citada
Felca mencionou no vídeo a influenciadora Kamyla Santos, de 17 anos, que cria conteúdo com Hytalo. Segundo ele, a menor teria sua imagem explorada de forma sensual para gerar lucro ao influenciador. Uma das contas de Kamyla também está fora do ar até o momento.
Fonte: G1