Linguagem simples é destaque na segunda edição do Conexões SICOM

Compartilhe essa notícia:

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) realizou nesta quarta-feira (23) a segunda edição do ciclo “Conexões SICOM – A transformação começa aqui”. O encontro contou com a oficina “Linguagem Simples com o InovInmetro: Comunicação para todos”, voltada às equipes que integram o Sistema de Comunicação do Governo Federal (SICOM) e conduzida por especialistas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O objetivo do Conexões SICOM é promover formação contínua e incentivar a troca de experiências entre os comunicadores dos ministérios e demais órgãos do Executivo Federal. Os encontros ocorrem quinzenalmente até junho, no Palácio do Planalto, sempre com temas e convidados diferentes.

A força da linguagem simples

Durante a oficina, os profissionais do Inmetro compartilharam a experiência da instituição com a adoção da linguagem simples como ferramenta estratégica de comunicação. Em um formato dinâmico e participativo, os convidados apresentaram práticas que tornam os textos mais acessíveis ao público — como o uso de frases curtas, palavras familiares, parágrafos objetivos e recursos visuais.

“Escrever com linguagem simples é garantir que o leitor entenda rapidamente a informação que importa para ele e saiba o que fazer com ela”, explicou Rodrigo Neves, chefe do laboratório de Inovação do Inmetro (InovInmetro).

O trabalho do Inmetro com linguagem simples começou em 2021, com uma capacitação interna que resultou na criação do Núcleo de Linguagem Simples. Desde então, a equipe atua para tornar mais claras as informações da instituição, com ações como a reescrita de conteúdos do site e a criação de um glossário de termos técnicos.

A facilitadora Ana Lúcia Borges explicou como a equipe organiza suas ações: “A gente trabalha com três eixos: formar, sensibilizar e produzir. Sensibilizar é levar o tema para as pessoas, com palestras e eventos. Formar é oferecer oficinas e treinamentos. E produzir é colocar a mão na massa, revisar documentos, mudar a forma como nos comunicamos”.

LEIA TAMBÉM  ONU prevê El Niño muito forte até fevereiro de 2027

Os dados apresentados durante a oficina reforçam a importância do tema: em 2018, apenas 12% da população brasileira tinha domínio pleno da língua portuguesa. “Isso significa que cerca de um terço da população tem dificuldade até mesmo para entender textos mais básicos”, destacou Rodrigo.

Também participaram da oficina as facilitadoras do Inmetro Fabiana Adati e Gabriela Jordão, além de Ana Carolina Pinto, chefe da Divisão de Inovação Tecnológica da instituição.

Primeira edição focou em comunicação integrada

A estreia do ciclo, no dia 16 de abril, teve como convidada a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que apresentou seu trabalho com comunicação integrada nas redes sociais, no telejornalismo e no jornalismo público.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

EUA avaliam novas sanções contra ministros do STF em meio à crise envolvendo Moraes

Medidas previstas na Lei Global Magnitsky podem voltar a atingir Alexandre de Moraes e...

Prefere escrever em vez de mandar áudio? Psicologia aponta quatro características comuns

Escolha por mensagens de texto pode estar relacionada à busca por mais tempo para...

Contran prorroga CNH vencida ou a vencer entre junho e dezembro de 2026 até 9 de dezembro

Medida também vale para Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACCs); prorrogação é automática e não...

Chapecoense e Atlético Nacional se reencontram em Medellín 10 anos após a tragédia

Partida será no dia 26 de setembro, no Estádio Atanasio Girardot, às 18h (horário...