Os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 9 recebem, nesta quinta-feira (30), o Auxílio Gás de outubro, no valor de R$ 108.
Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia 5,01 milhões de famílias em todo o país. Desde a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no final de 2022, o benefício passou a cobrir 100% do preço médio do botijão de gás de 13 kg.
O pagamento do Auxílio Gás ocorre a cada dois meses e segue o mesmo calendário do Bolsa Família. Os repasses de outubro seguem até o dia 31, para beneficiários com NIS final 0. O benefício é destinado a famílias incluídas no CadÚnico que tenham, ao menos, um integrante recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Prioridade para mulheres
A lei que criou o Auxílio Gás determina que a mulher responsável pela família tenha prioridade no recebimento. O mesmo vale para mulheres vítimas de violência doméstica, que também têm direito preferencial ao benefício.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o investimento destinado ao pagamento do benefício em outubro ultrapassa R$ 542 milhões.
Gás do Povo vai substituir o Auxílio Gás
Em setembro, o governo federal anunciou o programa Gás do Povo, que será implantado de forma gradual para substituir o Auxílio Gás. Nessa nova modalidade, as famílias contempladas poderão retirar gratuitamente a recarga do botijão de 13 kg em revendedoras credenciadas.
O objetivo é triplicar o número de beneficiados, alcançando cerca de 15 milhões de famílias em todo o Brasil, ampliando o acesso ao gás de cozinha e fortalecendo a segurança energética das famílias de baixa renda.







