domingo, 12 outubro, 2025

Lula e Trump conversam sobre fortalecimento das relações entre Brasil e Estados Unidos

Compartilhe essa notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por videoconferência nesta segunda-feira (6). Durante o diálogo, que durou cerca de 30 minutos, Lula destacou a importância de fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos e pediu a retirada da sobretaxa de 50% aplicada pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou o encontro como positivo do ponto de vista econômico. Segundo ele, a conversa reforçou o interesse mútuo em ampliar o comércio e a cooperação bilateral.

Diálogo amistoso e retomada diplomática

Em tom cordial, os dois líderes relembraram a boa relação estabelecida durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. De acordo com o Palácio do Planalto, ambos reafirmaram a intenção de estreitar laços e impulsionar as relações Brasil e Estados Unidos em diversas áreas.

A videoconferência, realizada por iniciativa de Trump, contou com a troca de contatos diretos entre os presidentes. Lula afirmou que o diálogo representa uma oportunidade para restaurar as relações históricas de 201 anos entre as duas democracias ocidentais.

Temas econômicos e negociações futuras

Durante a conversa, Lula destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos mantêm superávit na balança comercial. O presidente brasileiro solicitou a retirada da sobretaxa de 50% sobre produtos nacionais e o fim de medidas restritivas contra autoridades do país.

Trump, por sua vez, designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.

Próximo encontro entre os presidentes

Os dois chefes de Estado concordaram em se reunir pessoalmente em breve. Lula sugeriu que o encontro ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia. Ele também reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém, e manifestou disposição para visitar os Estados Unidos em data futura.

LEIA TAMBÉM  Brasil amplia mercados e reduz impacto do tarifaço dos EUA

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Grupo Top Car inaugura concessionária BMW e BMW Motorrad em Chapecó

O Grupo Top Car viveu uma noite histórica em Chapecó ao inaugurar, no dia...

Efapi do Brasil: CCO divulga os horários da feira

A Efapi do Brasil inicia nesta sexta-feira 10, e segue até dia 19 de...

Brasil aposta em quarteto ofensivo para enfrentar a Coreia do Sul

O Brasil deve voltar a atuar com um quarteto ofensivo no amistoso contra a...

Brasil tem 14 casos confirmados de ingestão de metanol

Casos estão registrados em vários estados. São Paulo já tem duas mortes confirmadas