sexta-feira, 20 março, 2026

Lula critica Conselho de Segurança da ONU: “os cinco que deveriam manter a paz estão fazendo guerra”

Compartilhe essa notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou na noite desta quinta-feira (19) os cinco países que fazem parte do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). As declarações envolvem a preocupação do presidente com a guerra no Irã.

Segundo Lula, Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França deveriam zelar pela paz no mundo, mas estão fazendo guerra. “O Conselho de Segurança foi feito para ter responsabilidade e manter a segurança no mundo. Pois são os cinco [países membros] que estão fazendo guerra. São os cinco. Eles produzem mais armas, vendem mais armas”, disse.

“Quem paga o preço das guerras? Os pobres. O ano passado gastaram 2 trilhões e 700 bilhões de dólares em armas. Quanto gastaram em comida? Quanto gastaram em educação? Quanto gastaram para acabar com as pessoas que estão refugiadas, vítimas de guerras insanas?”, acrescentou.

Anúncio de pré-candidatura

As declarações de Lula ocorreram em discurso no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), onde anunciou que concorrerá à presidência da República em 2026 e Fernando Haddad será candidato ao governo paulista. O presidente disse ainda que gostaria de contar com o vice-presidente Geraldo Alckmin novamente na chapa, na mesma função.

Críticas ao Banco Master

Lula destacou em seu discurso que as “falcatruas” do Banco Master ocorreram após a aprovação da instituição financeira no Banco Central na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Vira e mexe, eles tão tentando empurrar para as costas do PT e do governo o [caso do] Banco Master. Esse Banco Master é obra, é ovo da serpente, do Bolsonaro e do Roberto Campos, ex-presidente do Banco Central. E nós não deixaremos pedra sobre pedra para apurar tudo que fizeram dando um golpe de R$ 50 bilhões neste país. E, se a gente não tomar cuidado, vão tentar dizer que fomos nós”.

LEIA TAMBÉM  ONU denuncia tráfico de pessoas para redes de fraudes digitais no Sudeste Asiático

De acordo com Lula, no começo de 2019, o ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn negou o reconhecimento do Banco Master. “Quem reconheceu, em setembro de 2019, foi o Roberto Campos [ex-presidente do BC na gestão Bolsonaro]. E todas as falcatruas foram feitas [nesse período]”.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Racha no PSD de Santa Catarina expõe disputa interna em ano eleitoral

Declarações de lideranças e possíveis punições ampliam tensão dentro do partido O Partido Social Democrático...

Grupo For7e lança o Rosa Garden e eleva o padrão dos condomínios fechados em Chapecó

Empreendimento será lançado no dia 20 de março, sexta-feira. No mesmo ato, será inaugurada...

Polícia Civil flagra quatro homens enterrando corpo em vala rasa e prende suspeitos em Chapecó

A Polícia Civil de Chapecó realizou diligências na tarde de ontem, dia 18 de...

Governo de SC abre novo Recupera Mais para renegociação de ICMS, IPVA e ITCMD

Empreendedores e contribuintes catarinenses terão uma nova oportunidade para regularizar suas dívidas com o...