quarta-feira, 15 outubro, 2025

Alckmin avalia como positiva visita oficial ao México e anuncia novos acordos comerciais

Compartilhe essa notícia:

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, concluiu na quinta-feira (28) sua visita oficial ao México, em avaliação considerada positiva pelo governo brasileiro. O ponto alto da agenda foi a audiência com a presidenta mexicana, Claudia Sheinbaum, no Palácio Nacional, na Cidade do México.

“Convidei a presidenta Claudia para a COP30, em Belém, no mês de novembro. Falamos de multilateralismo, fortalecimento da democracia, inclusão e combate à fome. Foi uma conversa muito proveitosa”, afirmou Alckmin em coletiva antes de retornar a Brasília.

Novos acordos comerciais

Brasil e México, as duas maiores economias da América Latina, registraram em 2024 uma corrente de comércio de US$ 13,6 bilhões. Durante a viagem, Alckmin anunciou a abertura de novos mercados bilaterais. Pelo lado brasileiro, serão exportados aspargos, pêssegos e derivados de atum. Já o México liberou a entrada de farinha de ração animal para bovinos e suínos.

A comitiva brasileira contou com empresários e os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Simone Tebet (Planejamento). Além dos acordos comerciais, foram assinados entendimentos em vigilância sanitária e em pesquisa de arboviroses, incluindo cooperação no desenvolvimento de vacinas, como a da dengue.

Pacote contra a inflação

O governo brasileiro solicitou a continuidade do Pacote contra a Inflação e a Escassez (Pacic), mecanismo mexicano que facilita a compra de alimentos. O México é o segundo maior destino da carne bovina brasileira. Para manter o fornecimento, o Brasil se comprometeu a avançar no processo de rastreabilidade individual da carne, seguindo um cronograma acordado com o país vizinho.

Atualização de acordo econômico

As conversas também abordaram a atualização do Acordo de Complementação Econômica nº 53 (ACE 53), firmado em 2002. O tratado prevê a eliminação ou redução de tarifas de importação em cerca de 800 produtos e deve ser modernizado para atender às novas demandas comerciais.

LEIA TAMBÉM  Santa Catarina registra recorde histórico nas exportações de carnes em setembro

Avanço da Embraer no México

Outro destaque da visita foi o fortalecimento dos negócios da Embraer. A fabricante brasileira fechou a venda de 20 aeronaves E190 e E195 para a estatal Mexicana de Aviación, a maior companhia aérea do país. A negociação reforça a presença da empresa no México, onde já mantém fábrica de componentes com mais de mil colaboradores.

Além disso, o governo brasileiro apresentou a proposta de venda do KC-390, avião cargueiro multimissão da Embraer, capaz de transportar até 26 toneladas, realizar reabastecimento aéreo e atuar em missões de ajuda humanitária. “Não foi resolvido, mas ficou o pleito brasileiro com todos os argumentos favoráveis”, explicou Alckmin.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Grupo Top Car inaugura concessionária BMW e BMW Motorrad em Chapecó

O Grupo Top Car viveu uma noite histórica em Chapecó ao inaugurar, no dia...

Brasil e EUA devem realizar reunião em Washington para discutir tarifa extra sobre produtos brasileiros

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações...

Polícia Civil de SP prende seis pessoas em operação contra falsificação de bebidas

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na manhã desta terça-feira (14) seis pessoas...

Parque Desbravalley na EFAPI: Programação de Tecnologia e IA

A tecnologia é um dos grandes destaques da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de...