A partir do mês de março, os produtores de leite de Santa Catarina contarão com mais uma opção de crédito para auxiliar na manutenção da produção leiteira. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Governo do Estado lançaram a linha de crédito Pronampe BRDE Leite, anunciado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, esta semana em Concórdia. O custeio agropecuário tem oferta de capital de giro para a manutenção da atividade e da renda no campo.
A linha tem previsão para iniciar em março de 2026, e cooperados Sicoob podem ter acesso nas seguintes condições:
- Produtores com até 30 matrizes poderão contratar o crédito com juro zero;
- Acima de 30 matrizes, operaciona com taxa de 6% ao ano;
- O capital de giro é no valor máximo de R$ de 50 mil, com prazo total de pagamento para 24 meses e carência de 12 meses.
O Superintendente de Negócios do Sicoob MaxiCrédito, Etileiver Paludo, destaca que todas as agências do Sicoob localizadas em Santa Catarina terão acesso à linha de crédito. “A operacionalização deste programa, por parte do Sicoob, reforça nosso compromisso com a cadeia produtiva do leite, apoiando o produtor em todos os momentos e promovendo acesso a opções de crédito que ajudem no dia a dia da propriedade”, destaca Etileiver. Para ter acesso a linha, o produtor precisa ter o rebanho registrado na Cidasc, emitir o relatório do Sigen +Cidasc (até 30 dias) e apresentar nota fiscal de venda de leite ou derivados em 2025. Os produtores interessados podem ir a qualquer agência Sicoob e conversar com seu gerente de relacionamento.






