A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) inicia na próxima segunda-feira (12) as obras de modernização da rede de abastecimento de água no Centro de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A intervenção tem como objetivo reduzir perdas, evitar vazamentos ocultos e reforçar o fornecimento de água em uma das áreas mais movimentadas da cidade.
O investimento previsto é de R$ 3 milhões, com a implantação de 7,1 quilômetros de novas tubulações. Nesta primeira etapa, será instalado cerca de 1 quilômetro de rede, no trecho entre a margem esquerda da Avenida Nereu Ramos e a Rua Marechal Floriano Peixoto.
Rede antiga será substituída por tubulações mais modernas
De acordo com o gerente Regional do Oeste da CASAN, Pery Fornari Filho, a obra é considerada estratégica para Chapecó, especialmente por atender uma região comercial que ainda conta com tubulações antigas.
“As novas redes terão mais resistência e maleabilidade e serão dimensionadas para as demandas futuras. Com isso, esperamos reforçar o abastecimento e reduzir o índice de perdas, combatendo o aparecimento de vazamentos na região”, afirmou.

Método não destrutivo será utilizado nas obras
Para minimizar transtornos à população e ao comércio local, a CASAN utilizará o Método Não Destrutivo (MND), que dispensa a abertura de grandes valas nas vias e calçadas.
Segundo o chefe da Agência da CASAN em Chapecó, Daniel Scharf, o método emprega uma máquina perfuratriz que atua no subsolo para a instalação das tubulações. “Com exceção da área inicial de perfuração, o método não danifica calçadas, passeios, redes de água, energia elétrica ou o asfalto”, explicou.
Prazo e sinalização das obras
A expectativa da companhia é que as obras desta primeira etapa sejam concluídas até o fim de janeiro, podendo haver ajustes no cronograma conforme as condições climáticas. Toda a área de operação das máquinas será devidamente sinalizada pelas equipes responsáveis.
Atenção ao trânsito na região central
Os trabalhos ocorrerão em dois trechos: na margem esquerda da Avenida Nereu Ramos, entre as ruas Lauro Müller e Marechal Floriano Peixoto, e na Rua Marechal Floriano Peixoto, entre a Avenida Nereu Ramos e a Avenida Fernando Machado.
Embora não haja interdição total das vias, a CASAN informa que haverá circulação de máquinas nos locais. Motoristas e pedestres devem redobrar a atenção ao transitar pela região durante o período das obras.
Fonte: Secom





