Indústria de SC tem pior resultado em empregos desde 2020 com perda de 2,9 mil vagas

Compartilhe essa notícia:

Santa Catarina registrou o fechamento de 2,9 mil vagas na indústria em outubro, o pior resultado desde o início da nova metodologia do Caged em 2020. Apesar do desempenho negativo no setor industrial, o estado manteve saldo positivo de 6,1 mil postos de trabalho considerando todos os setores da economia.

O setor automotivo liderou as perdas com 751 vagas fechadas, seguido pela construção civil com 718 demissões. O segmento de madeira e móveis, afetado pelas tarifas de importação dos EUA, eliminou 502 empregos no período.

Setores mais afetados e causas

De acordo com o presidente da FIESC, Gilberto Seleme, os setores dependentes de crédito e os impactados pelas tarifas americanas são os mais vulneráveis. “Os juros altos limitam o acesso ao crédito, e com isso os segmentos que demandam capital sofrem”, explicou.

O setor de madeira e móveis continua refletindo o recuo nas exportações para os Estados Unidos, principal destino desses produtos catarinenses. A situação preocupa empresários e trabalhadores da região.

Construção civil e acumulado do ano

O economista Arthur Calza, do Observatório FIESC, explica que o saldo negativo na construção civil está relacionado ao período de conclusão de obras. Itapema, Florianópolis e Chapecó lideraram os desligamentos no setor.

Apesar do resultado negativo em outubro, o acumulado do ano ainda mostra um cenário positivo. De janeiro a outubro, SC criou 101 mil novas oportunidades de trabalho formal, sendo 39,5 mil somente na indústria.

Panorama nacional e perspectivas

O desempenho catarinense reflete a tendência nacional, onde a indústria perdeu 13 mil empregos em outubro. No entanto, Santa Catarina se mantém como um dos estados mais dinâmicos economicamente no país.

Os serviços lideram a geração de empregos no estado com 50,1 mil vagas criadas no ano, seguidos pelo comércio com 10,4 mil e agropecuária com aproximadamente 1 mil novos postos de trabalho.

LEIA TAMBÉM  Homem é condenado a 33 anos por incêndio que matou mulher e cachorra

Especialistas acompanham com atenção a evolução desses indicadores, especialmente diante do cenário de juros elevados e desafios no comércio exterior que afetam setores estratégicos da economia catarinense.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal realiza fiscalização no Bairro Efapi

Entre a 0h e as 4h da madruga deste domingo, 13, a Guarda Municipal...

Prouni divulga resultado da primeira chamada com mais de 471 mil bolsas

Candidatos pré‑selecionados têm até 24 de julho para comprovar informações. Segunda chamada sai em...

ONU Mulheres oferece curso gratuito de tecnologia para mulheres em dez capitais; inscrições vão até 19 de julho

Programa Mulher + Tech inclui letramento digital, segurança online e empreendedorismo. Participantes recebem chip...

Inscrições para o Fies 2026/2 terminam nesta sexta-feira; veja como participar

Programa oferece mais de 44 mil vagas no segundo semestre. Candidatos devem ter feito...