quarta-feira, 19 novembro, 2025

Acic apresenta resultados da missão à Romênia

Compartilhe essa notícia:

A Câmara Municipal de Chapecó recebeu, na tarde da terça-feira, 18, representantes da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC Missão Romênia e Ferrovias. A visita, solicitada pelo vereador Cleiton César Agnoletto (Progressistas), teve como objetivo apresentar as novidades e os resultados da recente Missão Chapecó/Romênia, além de detalhar o protagonismo regional na defesa de novas malhas ferroviárias.

Participaram da reunião o presidente da ACIC, Helon Rebelatto, o Diretor de Ferrovias, Lenoir Broch, e o Coordenador do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional (Comex), Roque Edson Schoninger. Rebelatto introduziu os princípios da ACIC, que hoje conta com 1822 empresas associadas, sendo 1655 sediadas em Chapecó. Segundo ele, “mais de 70% da mão de obra de Chapecó estão nas empresas associadas à entidade”, demonstrando o impacto da instituição.

Resultados da Missão Chapecó/Romênia

O coordenador da Comex, Roque Edson Schoninger, abordou a Missão Chapecó/Romênia, realizada em setembro de 2025. A viagem empresarial baseou-se em três pilares: conhecimento, network e geração de negócios. “A gente busca sair da zona de conforto para achar diferenciais em outros países e trazer para cá”, destacou Schoninger.

A iniciativa já gerou resultados concretos que beneficiarão a educação e a cultura local:

  • Acordos de Intercâmbio: Acordos firmados entre a Universidade de Timisoara e a Unochapecó, possibilitando o intercâmbio de estudantes brasileiros para a Romênia e de europeus para Chapecó.
  • Criação Cultural: Previsão da criação de uma Casa Cultural e da primeira escola de língua romena dentro da Unochapecó, para a apreciação da cultura do país europeu.

O presidente Helon Rebelatto também citou o Portal Social da ACIC. O projeto visa estimular o uso de mecanismos de incentivos fiscais federais e conectar empresas a projetos sociais e culturais que necessitam de apoio.

LEIA TAMBÉM  Comércio pode funcionar normalmente no feriado da Consciência Negra em Chapecó

Protagonismo Regional em Defesa das Ferrovias

O Diretor de Ferrovias, Lenoir Broch, apresentou o amplo movimento regional em defesa da implantação de novas ferrovias. Assim sendo, oito entidades — entre cooperativas, federações e associações empresariais — uniram-se para financiar estudos de viabilidade.

Esses esforços colocaram a ferrovia Chapecó – Cascavel – Passo Fundo no mapa nacional de projetos estratégicos. Broch salientou que o alto volume da produção de grãos (soja e milho) pressiona a logística da região, resultando em altos custos de frete e perda de competitividade para indústrias.

Broch destacou a urgência de integrar Santa Catarina ao restante do país por via ferroviária para reduzir gargalos. “Começamos com uma ferrovia desacreditada, um sonho distante, e hoje já discutimos quatro projetos que recolocam o Oeste de Santa Catarina no mapa da competitividade”, complementou o diretor. O vereador Agnoletto agradeceu a ACIC Missão Romênia e Ferrovias pelas informações e o trabalho pela melhoria da cidade.


Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro para NIS final 1

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (14) o pagamento da parcela de novembro...

Comércio pode funcionar normalmente no feriado da Consciência Negra em Chapecó

O comércio de Chapecó e região pode funcionar normalmente nesta quinta-feira (20), feriado nacional...

Mulher com vasta ficha policial é presa por tráfico de drogas no bairro Efapi

Uma mulher de 36 anos, com 32 registros policiais anteriores, foi presa por tráfico...

Guarda Municipal cumpre dois mandados de prisão em Chapecó

A Guarda Municipal de Chapecó cumpriu dois mandados de prisão na tarde desta quinta-feira...