Por: Mayara Leite – Redatora Seo On
Notícias de Chapecó – A Prefeitura de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, ampliou neste mês de outubro as atividades de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI). A medida, coordenada pela Secretaria de Saúde, tem como objetivo principal reforçar a proteção da população contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, especialmente em ambientes com grande fluxo de pessoas.
Ações preventivas em locais estratégicos
De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, a borrifação está sendo realizada em locais públicos e estratégicos do município. Entre os pontos já atendidos estão o Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, além do Hospital Regional do Oeste, Rodoviária, antigo CAIC do bairro Bom Pastor, UPA, SAMU, Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, unidade de Saúde do São Pedro e Pronto Atendimento Efapi.
Ainda segundo a Secretaria, a programação segue durante a semana, com aplicação do produto em outros locais, como o Hospital da Criança, centros de saúde e escolas municipais.
Veja também: Dengue em Santa Catarina: notificações aumentam 230% em setembro
Como funciona a borrifação
A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, explica que a Borrifação Residual Intradomiciliar consiste na aplicação de inseticidas com efeito prolongado nas superfícies internas de imóveis e prédios públicos.“O produto cria uma barreira química que elimina os mosquitos que pousam nas superfícies e os repele ao tentar entrar no ambiente”, explica Karina.
Essa técnica ajuda a reduzir a população do mosquito Aedes aegypti e diminuir o contato entre o vetor e as pessoas, contribuindo diretamente para a redução dos casos de dengue e outras arboviroses.
Prevenção e conscientização
Além da borrifação, a Secretaria de Saúde reforça a importância das medidas individuais de prevenção, como eliminar recipientes que acumulam água parada, limpar calhas e ralos e armazenar corretamente o lixo doméstico.
Com a intensificação das ações e o apoio da população, Chapecó busca reduzir o risco de surtos e garantir um verão mais seguro para os moradores.
Fonte: Prefeitura de Chapecó