Com o apoio unânime da advocacia do Oeste catarinense, o advogado Antonio César Poletto, de Chapecó, disputa uma das vagas de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Ele conquistou 99 votos junto aos conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), alcançando a sexta posição entre os 12 candidatos habilitados.
Na próxima segunda-feira (6), os advogados catarinenses poderão votar online, das 9h às 17h, reduzindo a lista para seis nomes. Em seguida, a lista sêxtupla será encaminhada ao TJ-SC, que escolherá três nomes a serem enviados ao governador Jorginho Mello. Caberá ao governador a nomeação do futuro desembargador.
Trajetória profissional
Poletto é advogado autônomo desde 1991, formado pela Universidade de Passo Fundo e especialista em Direito Processual Civil. Ao longo de sua carreira, destacou-se pela atuação na advocacia estadual, pela defesa da ética e pelo fortalecimento institucional da profissão.
No sistema OAB, ocupou diversos cargos, com destaque para o Tribunal de Ética e os Conselhos Estadual e Federal. Também integrou conselhos municipais e universitários, sempre defendendo os interesses da classe.
Apoio e propostas
A candidatura de Poletto surgiu do apoio de colegas e lideranças da advocacia, que destacam sua conduta e experiência como atributos para representar a classe no TJ-SC. Entre suas propostas, ele ressalta a importância de resgatar a essência do Quinto Constitucional, assegurando que a vaga represente, de fato, a advocacia.
“Acredito que atender o principal objetivo do Quinto Constitucional, ou seja, a oxigenação do Tribunal. A renovação é fundamental para qualquer instituição, pois traz novos ares e uma visão mais próxima da sociedade”, afirmou Poletto.