Por: Mayara Leite – Redatora Seo On
Economia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o atual patamar da taxa Selic no Brasil. Em entrevista concedida nesta sexta-feira (3) à TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará, Lula defendeu que juros mais baixos representam crescimento econômico, geração de empregos e melhora na qualidade de vida da população.
Críticas à Selic mantida em 15%
“Nós temos um problema com a taxa de juros, que está alta, e nós vamos ter que cuidar para que ela baixe um pouco mais. Inflação baixa, juro baixo significa crescimento, geração de emprego, melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. E disso eu não abro mão”, afirmou o presidente.
O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve, em setembro, a taxa Selic em 15% ao ano, marcando a segunda decisão consecutiva de manter os juros básicos no mesmo nível após o fim do ciclo de alta iniciado em 2021.
Imposto de Renda também em pauta
Além das críticas à Selic, Lula comentou sobre a aprovação na Câmara dos Deputados da reformulação da tabela do Imposto de Renda (IR), que amplia a isenção para quem ganha até R$ 5 mil. “É uma coisa maravilhosa”, disse.
A proposta segue agora para análise do Senado Federal e, caso aprovada, precisará ser sancionada pelo presidente ainda neste ano para que as novas regras passem a valer a partir de 2026.
Contexto político e econômico
As declarações de Lula se inserem em um momento de pressão do Planalto sobre o Banco Central, que defende manter a Selic elevada como medida de contenção da inflação. O presidente, no entanto, reforça que a queda dos juros é essencial para destravar investimentos e estimular a economia.
Fonte: Portal CNN