Entra na reta final o período de inscrições para o Cinema na Linha – Mostra Itinerante do Cinema Catarinense. O prazo encerra em 28 de agosto e os interessados devem preencher o formulário disponível neste link ou nas redes sociais do projeto.
Quem pode participar
Podem se inscrever realizadores catarinenses com obras produzidas entre 2020 e 2025, no formato curta-metragem, com tempo máximo de 25 minutos e acessibilidade.
A curadoria selecionará cinco produções que integrarão a mostra, exibida em seis comunidades rurais de Santa Catarina. Os critérios de escolha envolvem diversidade de olhares, territórios e linguagens, além da multiplicidade cultural do Estado.
O projeto é desenvolvido pela Margot Filmes, por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura 2024, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
“Estamos muito felizes por realizar mais uma edição desse projeto que traz como foco a valorização e a democratização do acesso ao cinema, levando as exibições para locais onde dificilmente elas chegariam”, destaca Ilka Goldschmidt, da Margot Filmes.
Cinema no coração das comunidades
A mostra será realizada na primeira quinzena de novembro, ao ar livre, em comunidades de Arvoredo, Caxambú do Sul, Formosa do Sul, Marema, Nova Itaberaba e União do Oeste.
As sessões serão gratuitas, noturnas e exibidas em um telão inflável de grande proporção.
Segundo Cassemiro Vitorino, da Margot Filmes, a proposta vai além da exibição:
“A ideia é criar uma experiência cultural: cadeiras de praia, chimarrão, pipoca, música ao vivo e conversas sobre cinema transformam locais cotidianos, como pátios de igrejas e espaços de encontro, em salas de cinema comunitárias”.
Oficinas e protagonismo rural
Além das exibições, o projeto contará com oficinas de fotografia com celular, voltadas principalmente para os jovens das comunidades.
As imagens captadas durante as atividades serão projetadas na abertura das sessões, fortalecendo o protagonismo local e criando uma ponte entre o cinema profissional e o olhar cotidiano do público.
As exibições também terão a participação musical da dupla Os Curiós (Edu Figueiró e Talita Falcão), além da distribuição de “mimos” artísticos criados por Audrian Cassanelli e Daiana Chiodelli, do Coletivo Inço.