domingo, 20 julho, 2025

Santa Catarina reduz a criminalidade e registra as menores taxas em mais de uma década

Compartilhe essa notícia:

Mortes violentas apresentam queda histórica

O combate à criminalidade em Santa Catarina produziu resultados expressivos no primeiro semestre de 2025, muitos deles representando os menores percentuais já registrados desde o início da série histórica — ou seja, desde quando o Governo do Estado passou a contabilizar os crimes.

Um dos grandes destaques do relatório produzido pela Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) diz respeito aos indicadores de mortes violentas, que incluem homicídios, feminicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção legal de agente do Estado. A taxa de 3,9 registrada no período é a menor desde 2011, com redução de 17,1% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.

Homicídios em menor patamar desde 2008

Se analisados separadamente, os indicadores também apresentam resultados positivos. No caso dos homicídios, a taxa de 2,8 é a menor já alcançada, com 224 crimes registrados — sendo que, em 68% dos municípios, não houve nenhuma ocorrência. Trata-se de uma queda de 20,6% em comparação aos seis primeiros meses de 2024.

O número de homicídios registrados em junho também superou todos os indicadores anteriores para esse mês desde 2008, totalizando 27 crimes computados.

Redução em outros tipos de crime

O indicador de latrocínio teve redução de 11,1% em relação a 2024 e alcançou o segundo melhor percentual da série histórica, com 0,10 para cada 100 mil habitantes. Da mesma forma, o indicador de lesão corporal seguida de morte sofreu queda significativa, com redução de 33,3%.

Outro avanço constatado foi a redução no número de feminicídios, que alcançou a segunda menor taxa desde 2018 — 0,29 para cada 100 mil habitantes, uma queda de 30,3%. Já os crimes praticados contra mulheres em situação de violência doméstica apresentaram redução de 3,6%, com 1.845 ocorrências a menos que no mesmo período de 2024.

LEIA TAMBÉM  STF retoma julgamento sobre responsabilização das redes sociais

Autoridades destacam o trabalho integrado

Os números foram apresentados durante coletiva de imprensa conduzida pelo secretário da Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff, e pelo secretário adjunto, Sinval Santos da Silveira Júnior, com a participação do diretor de Inteligência Estratégica, João Marcos Tanan Sales, e do diretor de Tecnologia e Inovação, Everton Wiezbicki.

Flávio Graff enalteceu o trabalho das forças de segurança e a gestão voltada ao combate à criminalidade executada pelo governador Jorginho Mello.

“Com muita alegria, destacamos esses registros altamente positivos como resultado do trabalho das forças de segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar — que estão fazendo com que sejamos, de fato, o estado mais seguro do país. Evidentemente, isso se deve muito à atuação das forças de segurança, mas também ao momento histórico que vivemos em nosso estado, com alto índice de desenvolvimento humano e oferta de oportunidades. Sob liderança do governador Jorginho Mello, estamos caminhando seguramente para uma condição bastante favorável, que faz de Santa Catarina o melhor estado para se viver.”

Roubos e furtos continuam em queda

Em mais um resultado inédito, o indicador de roubo registrou o menor percentual desde 2010, com taxa de 33,1 para cada 100 mil habitantes e redução de 17,2% em relação a 2024, com 555 ocorrências a menos.

Outro dado de destaque foi a queda no indicador de furto a instituição financeira, que chegou ao menor percentual desde 2011, com redução de 45,7% (19 ocorrências contra 37 registradas no ano anterior).

Seguindo em queda desde 2023, o indicador de furto registrou redução de 3,3% em relação a 2024 — ao todo, foram 1.805 ocorrências a menos. Houve também recordes históricos nos indicadores de roubo e furto de veículos, com reduções de 15,5% e 7,1%, respectivamente.

LEIA TAMBÉM  Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

Crimes virtuais exigem atenção

A migração dos crimes de estelionato para o ambiente virtual provocou aumento expressivo nos últimos anos, especialmente desde a pandemia. Contudo, em 2025 houve redução de 7,2% em relação ao primeiro semestre de 2024, com quase quatro mil ocorrências a menos.

>>>Veja mais notícias de Chapecó <<<

Atuação do Corpo de Bombeiros cresce

O Corpo de Bombeiros Militar de SC também apresentou evolução em diversos indicadores. No comparativo com o primeiro semestre de 2024:

  • Atendeu quase 5 mil ocorrências de combate a incêndios (+30,99%)
  • Realizou mais de 7.800 operações de busca e salvamento (+17%)
  • Socorreu quase 84 mil pessoas, cerca de 3,3% a mais que no mesmo período do ano passado

Investimentos em tecnologia: reconhecimento facial

Encerrando a apresentação, o secretário adjunto da SSP, coronel Sinval Santos da Silveira Júnior, destacou o projeto de reconhecimento facial em curso no estado. Com investimento de R$ 40 milhões, serão instaladas mil câmeras com inteligência artificial em 60 municípios com mais de 26,5 mil habitantes.

Esses municípios concentram mais de 70% da população e cerca de 73% dos homicídios ocorridos em 2024.

Testes técnicos já foram realizados em eventos como Carnaval de Florianópolis, Festa Nacional do Pinhão (Lages) e Festa da Tainha (Balneário Barra do Sul). Neste fim de semana (19 e 20/7), ocorrerá o primeiro teste com drones durante o aniversário de Balneário Camboriú.

“Em breve, estaremos instalando esses equipamentos de forma definitiva nos municípios, com integração também dos dispositivos já disponíveis, a exemplo das câmeras do projeto Bem-Te-Vi”, concluiu o secretário adjunto.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Caroline De Toni sai em defesa de Bolsonaro

A deputada Federal Caroline De Toni (PL de SC) saiu em defesa do ex-presidente...

Chape Futsal joga em casa daqui a pouco

Vitória sobre o Fortaleza pode colocar o Verdão das Quadras na liderança do Brasileiro

Lula veta aumento de número de deputados na Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que aumenta...

Avenida Ernesto de Marco terá quatro faixas e ciclovia após duplicação

Duplicação irá melhorar mobilidade na Efapi Além do Elevado da Attilio Fontana, a Prefeitura de...