segunda-feira, 8 dezembro, 2025

Cardiologista do HRO apresentará caso clínico em congresso em Porto Alegre

Compartilhe essa notícia:

Entre os dias 2 e 4 de julho, em Porto Alegre (RS), será realizado o Congresso Brasileiro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista 2025, um dos principais eventos da área no Brasil. E o Hospital Regional do Oeste (HRO) estará representado com a apresentação de um caso clínico de alta complexidade, conduzido pelo Dr. Guilherme Luiz de Melo Bernardi, cardiologista intervencionista do hospital.

O trabalho intitulado “Rota-Shock-DCB Strategy no tratamento de reestenose muito tardia intra-Stent: ICP com abordagem multimodal em lesão estenótica de difícil expansão” foi aceito pela comissão científica do congresso e será apresentado como exemplo de inovação, precisão técnica e efetividade no tratamento de doenças cardíacas isquêmicas.

O caso envolveu um paciente de 75 anos, com histórico de angina, caracterizada por dor torácica. O paciente, com diagnóstico de três artérias coronárias com estreitamentos severos, sendo que uma delas era uma reestenose calcificada em uma prótese vascular implantada há 19 anos, o que dificultava sua dilatação por métodos convencionais.

Diante da complexidade, a equipe da Hemodinâmica do HRO adotou uma estratégia inovadora, combinando três técnicas no mesmo procedimento: Aterectomia rotacional; Litotripsia intravascular e Balão farmacológico. 

De acordo com Bernardi, o paciente teve excelente recuperação, sem novos sintomas de angina e, um ano após o procedimento, os exames de controle mostraram que os resultados se mantiveram perfeitos. “O que fez toda a diferença? A gente tem a estrutura física para isso, a nossa equipe de médicos, enfermeiros e técnicos, a disponibilidade da sala de hemodinâmica do HRO, que é um equipamento ultramoderno e a possibilidade de ter uma UTI para esse paciente fazer a recuperação”, destaca o Dr. Guilherme.

Além da expertise dos profissionais, o caso também reforça a importância das parcerias estratégicas do HRO com fornecedores, que garantem o acesso a materiais sofisticados e sob demanda, viabilizando procedimentos de ponta mesmo fora dos grandes centros urbanos.

LEIA TAMBÉM  Ozempic reduz mortalidade no câncer de cólon

A apresentação do caso no Congresso SBHCI 2025 é um marco que coloca o HRO em evidência no cenário nacional da cardiologia intervencionista, demonstrando o avanço regional na oferta de tratamentos de alta complexidade com qualidade e resolutividade. “Este caso é uma vitrine para a excelência da Cardiologia que a gente está exercendo no Hospital Regional do Oeste”, comemora Bernardi.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecó suspende aulas devido à previsão de ciclone extratropical

A Prefeitura de Chapecó suspendeu as aulas na rede municipal de ensino como medida...

Câmara aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos de fabricação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) a Proposta de Emenda à Constituição...

Oito novas varas federais em SC devem começar a operar no 1º semestre de 2026

O processo de instalação de oito novas varas federais em Santa Catarina deve ter...

Homem foragido por tráfico é recapturado em Guatambú e levado a Chapecó

Um homem de 29 anos, foragido da justiça por tráfico de drogas, foi recapturado...