sábado, 3 maio, 2025

Semana do Trabalho oferece serviços gratuitos

Compartilhe essa notícia:

A capital federal recebe de 5 a 9 de maio a Semana do Trabalho, marcada por uma série de ações e serviços gratuitos ao público, com participação de trabalhadores, líderes sindicais, representantes de entidades e da sociedade civil. Além de se conectar com o Dia do Trabalhador, a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre os desafios e avanços no mundo do trabalho, com ênfase em inclusão, igualdade de oportunidades e acesso aos direitos trabalhistas.

“A Semana do Trabalho homenageia toda a classe trabalhadora brasileira, que voltou a contar com o apoio do Governo Federal para a melhoria da qualidade de vida por meio do seu trabalho”, afirma o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego). Ele ressalta que os indicadores apontam que as ações para geração de empregos e melhoria da renda, adotadas desde o início desta gestão do Governo Federal, devolveram esperança a milhões de pessoas de norte a sul do país. 

No fim de abril, dois índices reforçam a percepção do ministro: a taxa de desemprego de 7% para o primeiro trimestre de 2025 anunciada pelo IBGE é a menor da série histórica  iniciada em 2012 para o período. Adicionalmente, os números do CAGED divulgados no fim do mês indicam que o país gerou mais de 600 mil vagas formais no primeiro trimestre. São quase 3,8 milhões de vagas com carteira assinada desde o início da atual gestão. 

PROGRAMAÇÃO –  Entre as atividades, exposições, oficinas de capacitação, vacinação, serviços gratuitos e atrações culturais. Destacam-se:

» Exposição do Gabinete do 1º Ministro do Trabalho do Brasil

Tem o objetivo de proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva e educativa sobre a evolução das políticas trabalhistas no Brasil, destacando momentos-chave da trajetória do Ministério do Trabalho e Emprego, conquistas e desafios ao longo dos anos.

LEIA TAMBÉM  Mais de 50 mil fiéis já se despediram do Papa Francisco

Serviços ao público

Posto de Vacinação: De 5 a 9 de maio, das 9h às 16h, com vacinação gratuita para trabalhadores e seus familiares.

Casa do Trabalhador: Abertura de serviços para consulta de direitos trabalhistas, seguros e orientações gerais, com atendimento das 8h às 18h.

Unidade Móvel do Trabalhador: Orientações sobre direitos e assistência trabalhista.

Instituto de Identificação PC/DF: Dias 6 a 8 de maio, das 7h às 13h, com atendimentos para emissão de documentos, como a Carteira de Identidade Nacional, com 80 atendimentos por dia, por ordem de chegada.

Sesc, Senac, Senai e Sesi vão oferecer atividades como:
» Atendimento oftalmológico e de beleza
» Cursos de gastronomia e cursos de TI
» Oficinas e simuladores interativos sobre inovação e tecnologia

Programação Cultural e de Entretenimento – Apresentações musicais e exibição de filmes que destacam a história dos trabalhadores e suas conquistas. Shows de artistas locais e apresentações musicais do Duo Acordi, Cleyson Batah.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal apreende adolescente pela sétima vez por tráfico

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na tarde da quinta-feira (1º) pela Guarda...

Pela primeira vez na rede estadual, todos os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental têm acesso a aulas de inglês

Desde o início do ano letivo de 2025, pela primeira vez, os estudantes dos...

Haddad viaja à Califórnia para buscar investimentos em data centers

O novo plano nacional para estimular investimentos em data centers (centros de dados) no...

Crédito do BNDES para Plano Safra se aproxima de R$ 30 bilhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que a aprovação de...
error: Este conteúdo é protegido !!