Uma adolescente de 17 anos foi apreendida na manhã desta sexta-feira (2) pela Polícia Civil de Faxinal dos Guedes, com apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC-FRON) de Xanxerê. A ação ocorreu no centro da cidade e cumpriu uma ordem judicial de internação provisória.
A jovem foi localizada em sua residência e, durante a abordagem, os policiais identificaram no interior do imóvel uma quantidade significativa de substância semelhante à maconha. Após buscas no local, foram encontrados aproximadamente 386 gramas da droga, R$ 664 em dinheiro e um celular que teria sido utilizado no esquema criminoso.
A apreensão é resultado de uma investigação conjunta das Polícias Civil e Militar, desenvolvida ao longo de 2025. Conforme apurado, a adolescente atuava como líder de um grupo envolvido com tráfico de drogas e associação para o tráfico no município.
Durante as diligências, os agentes ainda apreenderam cerca de 1,3 kg de cocaína com a jovem e seus comparsas.
Após os procedimentos legais, a adolescente foi encaminhada ao Centro de Internação Feminino (CIF) de Chapecó.
A Polícia Civil destacou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê medidas socioeducativas severas, como apreensão e internação, mesmo para menores de idade envolvidos em crimes graves como o tráfico de drogas.