A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA), por meio do 2º Batalhão de Chapecó, investiga um caso de poluição hídrica no Distrito de Marechal Bormann, em Chapecó. As denúncias começaram a chegar no fim de janeiro, relatando mortandade de peixes e adoecimento de animais que utilizavam a água da região.
Após a primeira denúncia, equipes da PMA iniciaram diligências na área e identificaram duas empresas na Linha Serrinha como possíveis responsáveis pelo dano ambiental. Segundo a polícia, uma delas estava despejando efluentes sem tratamento no Lajeado Serrinha. Já a outra apresentava vazamentos em tanques de óleo, que atingiam o Lajeado Bormann.
Os dois cursos d’água deságuam no Rio Lajeado Carneiro, que estaria sendo contaminado pelas substâncias poluentes. Amostras de água foram coletadas nos pontos de despejo para análise laboratorial, confirmando a presença de poluentes e a relação com a morte dos animais.
Diante da constatação, a Polícia Militar Ambiental determinou a imediata interrupção do lançamento de efluentes e autuou as empresas por infração ambiental. Os documentos do caso serão encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para as providências legais cabíveis.