quarta-feira, 17 setembro, 2025

Espetáculo gratuito “A Energia do Palhaço” chega a Chapecó com teatro interativo

Compartilhe essa notícia:

Projeto une arte, tecnologia e educação para promover consumo consciente e segurança no uso da eletricidade entre crianças e adolescentes

No dia 24 de abril, o bairro Jardim do Lago, em Chapecó, recebe o espetáculo gratuito “A Energia do Palhaço”, iniciativa que leva teatro interativo e oficinas educativas a escolas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As apresentações acontecem em dois horários: 9h45 e 13h30.

O projeto é patrocinado pela Foz do Chapecó Energia e realizado com o apoio do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A execução é da tradicional Cia Circo Teatro Sem Lona, de Maringá (PR), que há 28 anos atua na formação cultural de crianças e jovens por meio da arte.

Com um cenário digital inovador, o espetáculo promove a interação entre atores reais e personagens virtuais, ensinando de forma lúdica e acessível temas como uso consciente da energia elétrica, eficiência energética e segurança no dia a dia. Além da peça, os estudantes participam de oficinas com jogos, dinâmicas e brincadeiras educativas.

Acessibilidade e interatividade

O projeto foi pensado para ser inclusivo e acessível. Conta com tradução simultânea em Libras, exibida em painéis de LED, e com material em Braille para pessoas com deficiência visual. Totens com tablets também estarão disponíveis, permitindo a participação em quizzes e brincadeiras digitais. Ao final, cada criança recebe uma revista de atividades com conteúdos relacionados ao espetáculo.

Uma companhia premiada

Criada em 1996, a Cia Circo Teatro Sem Lona já realizou mais de 800 apresentações por ano, com peças que circularam por mais de mil cidades brasileiras, somando um público superior a dois milhões de pessoas. O grupo é referência nacional em espetáculos que aliam cultura e educação.

LEIA TAMBÉM  Agentes de Saúde e de combate às Endemias recebem curso
A Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, responsável pelo patrocínio do projeto, é referência em energia renovável com baixo impacto ambiental. A usina abastece mais de cinco milhões de lares e mantém programas socioambientais como a Biofábrica de mudas nativas e ações de apoio à pesca artesanal e à agricultura familiar.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Acidente deixa três pessoas feridas em rodovia entre Chapecó e Guatambu

Um acidente de trânsito na SC-283, no km 103, entre Chapecó e Guatambu, deixou...

Países das Américas registraram aumento de 34 vezes nos casos de sarampo

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta em agosto após constatar aumento de...

Redes sociais são a principal fonte de pesquisa para turistas brasileiros

As redes sociais se tornaram a principal referência para turistas brasileiros que buscam informações...

PRF apreende médica com mais de 50 frascos de anabolizantes na BR-282 em Chapecó

Na tarde de domingo (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dezenas de anabolizantes...