sábado, 5 abril, 2025

Sicoob e Embrapa firmam parceria

Compartilhe essa notícia:

O setor agropecuário brasileiro passa por constantes transformações em um cenário global cada vez mais desafiador, influenciado por fatores socioeconômicos, políticos, culturais e tecnológicos. Como reflexo desse contexto, a previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) aponta que o rebanho brasileiro deve atingir 234,6 milhões de animais em 2025 – uma redução de 2,2% em relação a 2024.

Para auxiliar os cooperados a superarem esses obstáculos e aprimorarem os sistemas de produção de gado de corte, o Sicoob firmou uma parceria com a Embrapa para implementar o Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que incentiva a adoção de protocolos de controle de qualidade para sistemas de produção sustentáveis, para maior rentabilidade e competitividade.

Segundo Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob, por meio da parceria, seus cooperados terão acesso a técnicos altamente capacitados em assistência técnica rural, que fornecerão protocolos de controle de qualidade para gado de corte, realizarão diagnósticos precisos e auxiliarão os produtores na implementação de melhorias, assegurando o cumprimento dos requisitos do Programa BPA.

“Temos o prazer de anunciar uma parceria estratégica, resultado de um longo período de planejamento e desenvolvimento. A Embrapa, reconhecida como líder em pesquisa agropecuária no Brasil, unirá forças com o Sicoob para impulsionar o Programa BPA, contribuindo, assim, para mais rentabilidade ao produtor, que contará com um rebanho mais eficiente e, consequentemente, menos perdas”, esclarece o executivo.

A assinatura do acordo ocorreu no dia 25 de março na Dinapec, uma feira tecnológica, realizada de 24 a 26 de março de 2025, em Campo Grande (MS). O Sicoob também foi patrocinador oficial do evento e participará do primeiro Fórum Pré-COP 30, que abordará a Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil, demostrando que o tema é uma parte essencial de sua identidade.

LEIA TAMBÉM  Cooperados das agências Centro e Efapi constroem o futuro da Cresol Aliança

Sobre o BPA

As Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos e Bubalinos de Corte (BPA) referem-se a um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, asseguram também a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas de produção sustentáveis.

Por meio do programa, o produtor rural poderá identificar e controlar os diversos fatores, que influenciam a produção, contribuindo para o aumento do desfrute do rebanho e na redução das perdas. Isso resulta em sistemas de produção mais competitivos, mediante a consolidação do mercado interno e a ampliação das possibilidades de conquista de novos mercados que valorizam a carne e o couro de alta qualidade.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 51 milhões

As seis dezenas do concurso 2.848 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h...

Toffoli vota para manter condenações pelo incêndio da boate Kiss

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (4) para...

Projeto de lei propõe pena maior para receptação de celulares roubados

O governo federal vai apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei que aumenta...

Verdão do Oeste estreia hoje na Série B 

​A Chapecoense inicia sua caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado, 5...
error: Este conteúdo é protegido !!