sexta-feira, 5 dezembro, 2025

PL obrigará exame toxicológico para ingresso em universidades públicas

Compartilhe essa notícia:

Por maioria, foi aprovado o PL 235/2019, do deputado Jessé Lopes (PL), que exige exame toxicológico dos candidatos ao ingresso em universidades públicas estaduais.

Estruturado em 10 artigos, o texto estabelece que o comprovante deverá ser entregue pelo candidato no momento da matrícula, com a coleta de material sendo feita, no máximo, 60 dias antes da data da inscrição acadêmica e janela de detecção de 180 dias.

Ainda de acordo com o texto, também será exigido laudo médico com resultado do exame, o qual deverá ser negativo para o ingresso na instituição de ensino. Fica assegurado ao candidato o direito à contraprova, bem como a confidencialidade dos resultados.

Em seus votos, os integrantes do colegiado seguiram o entendimento apresentado pelo relator, deputado Jair Miotto (União), de que a iniciativa não acarretará despesa ao poder público, tendo em vista que o exame deverá ser custeado pelo estudante. A deputada Luciane Carminatti (PT) se absteve da votação. Na sequência, a matéria segue para as comissões de Educação e Cultura; e de Prevenção e Combate às Drogas.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Oito novas varas federais em SC devem começar a operar no 1º semestre de 2026

O processo de instalação de oito novas varas federais em Santa Catarina deve ter...

Unochapecó poderá ampliar número de vagas para Medicina

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da...

SC abre recadastramento para programas de ensino superior gratuito

O Governo de Santa Catarina iniciou o processo de recadastramento para os programas Universidade...

Corrida reúne mais de 800 pessoas em campanha contra o câncer em Chapecó

Mais de 800 participantes marcaram presença na corrida "Juntos Contra o Câncer", realizada no...