sexta-feira, 9 maio, 2025

Comércio de Santa Catarina cresce 8,3% em janeiro

Compartilhe essa notícia:

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina cresceu 8,3% no mês de janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta sexta (14). O percentual é o maior para um mês de janeiro dos últimos seis anos, destacando o bom momento da economia e do poder de compra do catarinense.

O percentual de crescimento de 8,3% no comércio de Santa Catarina ficou bem acima da média nacional, de 3,1% no mesmo período. No ranking dos estados, Santa Catarina tem o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de Amapá (14,3%) e Rio Grande do Sul (10,8%). O estado catarinense ficou à frente de estados como Minas Gerais (4,2%), Paraná (4%) bem como de São Paulo (2,2%).

Santa Catarina é um estado diferenciado pelo espírito empreendedor do nosso empresariado. O nosso trabalhador, por exemplo, gosta de fazer, gosta de aprender e gosta de empreender. Além disso, a economia cresceu e continua crescendo. E o importante a se ressaltar é que isto cria muitos empregos aqui no estado, gerando oportunidades e aumento da renda”, disse o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Crescimento do comércio de Santa Catarina por segmentos

Entre os segmentos do comércio de Santa Catarina com melhor desempenho em janeiro estão bens duráveis. É o caso dos eletrodomésticos, com aumento do volume de vendas em 11,4%. O setor de combustíveis e lubrificantes também foi destaque, com avanço de 8,2% nas vendas, assim como os supermercados e hipermercados, com alta de 7,9%. Segmentos como artigos farmacêuticos (7,5%) bem como tecidos, vestuário e calçados (7,4%) também cresceram.

“O mês de janeiro foi de intenso turismo no estado de Santa Catarina. Milhões de turistas brasileiros e de outras nacionalidades visitaram o nosso litoral. Isso faz a diferença para o comércio. Além disso, é preciso destacar também que Santa Catarina tem a melhor segurança pública do Brasil, o que é fundamental para atrair mais turistas e estimular o crescimento do nosso mercado de consumo”, acrescenta Dreveck.

LEIA TAMBÉM  Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

No comércio varejista ampliado, que considera mais segmentos, também houve avanço no volume de vendas. É o caso dos veículos, motocicletas, partes e peças, com elevação de 10,2%, dos materiais de construção, com alta de 5,4%, bem como dos atacados, somando 2,3% mais vendas em relação a janeiro do ano passado.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta...

Ex-presidente Fernando Collor deixa presídio para cumprir pena em casa

O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello deixou, na noite de quinta-feira (1º) o presídio Baldomero...

Semana começa com tempo firme e termina com sol em Chapecó

A semana de 5 a 11 de maio em Chapecó será marcada por tempo...

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas no bairro Bom Pastor

Na madrugada do domingo (4), um adolescente de 15 anos foi apreendido por envolvimento...
error: Este conteúdo é protegido !!