sexta-feira, 9 maio, 2025

Levantamento do TCE/SC revela desafios na implementação da educação digital 

Compartilhe essa notícia:

Como está a educação digital nas redes públicas de ensino em Santa Catarina? Um levantamento realizado pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE) do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) revelou que 86,82% dos municípios não têm uma política de educação digital formalizada. Além disso, 88,39% também não instituíram uma comissão ou grupo responsável pela implementação dessas diretrizes.  
 
“A educação digital pode ser explicada pelos processos de alfabetização e letramento digital. O primeiro diz respeito às habilidades no uso das ferramentas de tecnologia e internet, por exemplo. O letramento, por sua vez, está relacionado à aplicação das competências digitais no contexto social, assegurando uma atuação responsável na sociedade conectada e nos ambientes digitais”, explica o auditor fiscal de controle externo Renato Bossle Miguel, da DAE. 

O estudo teve como objetivo diagnosticar a situação das políticas de educação digital nas redes públicas de ensino dos 295 municípios catarinenses e do Estado de Santa Catarina. A análise foi realizada a partir de questionário aplicado aos entes fiscalizados e da coleta de dados do Censo Escolar 2023.  

Entre os principais desafios apontados para a implementação da educação digital, estão a falta de educadores especializados, a necessidade de formação continuada que contemple esse tema e a insuficiência de infraestrutura tecnológica e conectividade.  
 
Conforme a pesquisa, 64,73% das unidades da rede municipal não contam com professores com formação específica em tecnologia e áreas afins; e 81,78% dos municípios não realizam diagnósticos periódicos sobre as competências digitais dos docentes. Além disso, 57,75% dos municípios que responderam ao questionário ainda não incorporaram formalmente a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) Computação aos seus currículos, sendo que 77,18% desses alegaram não ter constituído nenhuma equipe para esse trabalho. 
 
“Esse levantamento constitui importante ação de controle, tendo em vista que a educação digital, além de constituir imperativo legal imposto às redes públicas de ensino, representa uma política pública fundamental na promoção da igualdade de oportunidades e do desenvolvimento de competências essenciais, como o pensamento crítico e o uso ético e responsável da internet e novas tecnologias”, pontua a diretora da DAE, Michelle Fernanda De Conto El Achkar. 
 
Apesar das dificuldades, o levantamento identificou um aspecto positivo: 80,23% dos municípios desenvolvem ações voltadas à ética digital e ao uso responsável da internet. Essas iniciativas abordam temas como direitos digitais, combate à desinformação e cyberbullying, privacidade e tratamento adequado de dados pessoais. 

LEIA TAMBÉM  Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 distribuirá quase meio milhão de reais em premiações

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 distribuirá quase meio milhão de reais em premiações

A bola vai rolar no Campeonato Brasileiro de Futsal 2025. A segunda edição da...

Forte terremoto atinge o sul do Chile e provoca alerta de tsunami

Na manhã da sexta-feira (2), um poderoso terremoto de magnitude 7,4 sacudiu a região...

Semana do Trabalho oferece serviços gratuitos

A capital federal recebe de 5 a 9 de maio a Semana do Trabalho,...

Semana começa com tempo firme e termina com sol em Chapecó

A semana de 5 a 11 de maio em Chapecó será marcada por tempo...
error: Este conteúdo é protegido !!