No segundo dia do Seminário Municipal de Educação, mais de 4 mil professores da Rede Municipal de Ensino de Chapecó participam do evento. Os profissionais estão envolvidos em palestras, minicursos, atividades culturais e uma mostra pedagógica que exibe os projetos desenvolvidos pelas instituições de ensino e pela Secretaria de Educação em 2024.
Esta segunda edição tem como objetivo centralizar temas importantes, como gestão escolar e de sala de aula, educação inclusiva, pensamento computacional na educação infantil, práticas de leitura e oralidade na escola, comunicação assertiva e um olhar atento ao desenvolvimento humano no contexto escolar.
Os participantes da Oficina de Musicalização e do Grupo de Dança da EBM Agropecuária Demétrio Baldissarelli, orientados pelos professores Abraão Paiva e Flávia Sgnaulin, fizeram suas apresentações durante o Seminário. Os alunos apresentaram as composições: “No rastro da lua cheia” e “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira. Já os alunos de dança apresentaram “Chimarrita” e “Caranguejo”.
A professora Ana Paula Gonzaga destacou que o Seminário foi bom para troca de experiências e aprendizagem. “Muitos temas que nos fazem refletir e que também auxiliam na prática das ações pedagógicas”, comentou. Já o professor Edimar Rodrigo Rosseto disse que o evento foi muito produtivo, especialmente a palestra com o professor Thomaz. “Ele foi direto e incisivo dos problemas e nuances da educação na atualidade. Foi muito enriquecedor”.
No primeiro dia do evento, terça-feira, as famílias dos alunos da Rede Municipal foram convidadas para uma palestra com o psicanalista clínico João Rilton, que discutiu a gestão das emoções nas relações entre escola e família, visando uma educação de qualidade ainda maior.