Embelezar os espaços de lazer e oferecer alimento saudável aos usuários dos parques de Chapecó. Esses são os objetivos de uma Moção de Apelo de autoria do vereador Claimar de Conto (PP), que foi aprovada em sessão ordinária. A proposição será encaminhada ao Poder Executivo, por meio do Horto Botânico do município.
Claimar de Conto justifica que as árvores desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar, proporcionam conforto térmico, atuam como barreiras acústicas e contribuem para o equilíbrio do meio ambiente.
“O plantio de árvores frutíferas reforçará essas funções, além de enriquecer a biodiversidade local”.
A moção também relata que o cultivo de árvores frutíferas nos parques, além de embelezar e tornar os espaços públicos mais agradáveis, proporcionará alimentos saudáveis que poderão ser colhidos e apreciados pelos frequentadores durante momentos de lazer e atividades físicas.
“Além disso, o plantio dessas árvores contribuirá para a preservação de espécies da fauna local, especialmente aquelas que dependem de frutos como fonte de alimentação”, destacou o vereador.
O parlamentar ainda espera que o Horto Botânico de Chapecó, faça um estudo sobre esse pedido e possa promover essas ações.
“O desmatamento e o avanço das construções têm reduzido essas fontes naturais de alimento, e essa medida poderá ajudar na preservação das espécies nativas”, completou.
Esse mesmo assunto foi pauta nesta semana por outras lideranças e entidades ambientais.