O Dia Nacional da Alimentação na Escola é celebrado nesta segunda-feira, 21, e o projeto Hortas do Saber tem mudado o paladar dos estudantes da Rede Estadual e contribuído para que eles tenham uma alimentação mais saudável e nutritiva. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e é cada vez mais estimulada nas escolas, onde as hortas fazem parte do dia a dia, integrando disciplinas e fortalecendo o aprendizado.
“Eu estou comendo bastante alface, cenoura, beterraba, que eu não gostava. Mexer com a horta na escola mudou meu paladar”, conta Paulo Henrique de Souza, 15 anos, estudante da rede estadual.
Com o Hortas do Saber, os alunos conhecem na prática a origem do alimento, a importância da produção orgânica e agroecológica, visando a promoção da saúde na escola e também a autonomia e o autocuidado. Isso facilita o processo para que as escolhas alimentares sejam mais saudáveis e sustentáveis, além de propiciar uma formação integral, para além da escola.
Vote em nossa enquete:
“Agora, elas argumentam com outras crianças sobre a importância de não arrancar frutas verdes, demonstrando um entendimento prático e aplicado esses valores. Essa interação não apenas reforça o aprendizado individual, mas também promove uma cultura de responsabilidade ambiental entre eles”, destaca a professora de 3º ano, Andréia Anjos de Lima.
Além da alimentação
De forma transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, o projeto Hortas do Saber proporciona também conhecimento sobre a biodiversidade e o ciclo de vida das plantas, em que os estudantes compreendem como as suas atitudes podem influenciar no planeta.
Os aprendizados têm ultrapassado os muros das escolas e chegado às residências dos estudantes. Maria Manuela Gutz, de 12 anos, está adorando cultivar as hortas e conta como isso tem feito diferença até em casa. “Agora eu estou comendo muito mais legumes e frutas. Minha mãe adorou e está até mais fácil para ela comprar”, conta.
Educação Alimentar e Nutricional
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma diretriz do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e está contemplada no currículo em Santa Catarina. O projeto soma forças nesse objetivo com a proposta de capacitar os coordenadores pedagógicos das escolas da rede estadual de Santa Catarina para implantação das hortas em todas as unidades escolares do estado.
A união de professores e estudantes em torno do projeto tem sido primordial para a absorção dos conteúdos no processo de ensino, enriquecendo a experiência educacional de uma forma diferente e eficaz.
“Vai além das salas de aula, permite que o aluno entre em contato com o ambiente natural. Desenvolve a coordenação, respeito, responsabilidade, solidariedade e integração. Destaco a reflexão sobre uma alimentação saudável e equilibrada , além da conscientização sobre o meio ambiente, visando diminuir os impactos e melhorar as condições de vida do planeta”, finaliza o professor de educação física, Rudinei Rubens Ferreira.