quinta-feira, 18 setembro, 2025

Partidos e candidatos têm até sexta-feira para prestar contas ao TSE

Compartilhe essa notícia:

Não apresentar as despesas é considerada infração grave

A partir desta segunda-feira (9), candidatos e partidos que vão disputar cargos nas eleições municipais deste ano devem enviar as prestações de contas parciais de suas campanhas à Justiça Eleitoral. O prazo termina na próxima sexta-feira (13).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a documentação deve ser registrada no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) e deve incluir todas as movimentações de dinheiro realizadas desde o começo da campanha até 8 de setembro.

O TSE ressalta ser fundamental cumprir a obrigação no prazo estabelecido, conforme calendário eleitoral. “Além de ser uma exigência legal, é uma prática que reforça o compromisso de partidos, candidatas e candidatos com a transparência e com o respeito às normas eleitorais”.

Ainda de acordo com o TSE, ao prestar contas de forma clara e precisa, partidos e candidatos contribuem “para a celeridade e a lisura do processo eleitoral e para a confiança da população nas instituições democráticas”.

“A não apresentação tempestiva da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave – salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral –, que será apurada no julgamento da prestação de contas final”, diz o TSE.

Divulgação

As informações prestadas nesta etapa, segundo o TSE, serão disponibilizadas posteriormente no sistema DivulgaCandContas, acessível ao público. A plataforma permite que qualquer cidadão consulte as contas de campanha de todas as candidaturas e de todos os partidos.

Por meio do sistema, é possível ainda verificar detalhes como doações recebidas, despesas realizadas e a origem dos recursos utilizados nas campanhas.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Plano de saúde é visto como sinônimo de segurança

Nesse cenário, despontam operadoras de planos de saúde que traduzem essa necessidade em prática,...

Câmara aprova urgência para projeto que concede anistia aos atos de 8 de janeiro

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), o requerimento...

Chapecoense perde para o Athletico Paranaense na Arena Condá. Próximo jogo é no domigo fora de casa

Chapecó (SC) — A Chapecoense foi derrotada pelo Athletico Paranaense na noite desta terça-feira...

Lula sanciona projeto do ECA Digital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (17), no Palácio do...