Previsão meteorológica deixa todo o estado em situação de alerta de alagamentos
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgou na noite de ontem (17), um boletim alertando que a condição hidrológica é de níveis elevados na região hidrográfica do Guaíba, com os rios Taquari e Caí acima da cota de inundação e demais rios em elevação, e em limiares de normalidade a alerta.
Na região hidrográfica do Uruguai, os rios apresentam condição de normalidade, com exceção do rio Ijuí que apresenta limiar de atenção.
Em função da previsão que indica chuvas volumosas sobre o estado entre os dias 17 e 19 de junho, indica-se a condição de ALERTA para possíveis extravasamentos da calha e respostas rápidas de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade (volume elevado em pouco tempo), para as regiões demarcadas em amarelo conforme o mapa.
Devido aos volumes acumulados para a metade norte do estado, conforme as áreas de risco sinalizadas em laranja no mapa, é esperada a ocorrência de respostas hidrológicas, com o extravasamento da calha de rios menores, arroios, córregos, e, em seguida, a elevação dos rios principais, com possibilidade de serem ultrapassadas cotas de inundação, ocasionando transtornos aos moradores das áreas de maior de risco, além da possibilidade de transtornos associados a alagamentos nos perímetros urbanos.
Sendo assim, é indicada a condição de risco para INUNDAÇÃO para as bacias da Região Hidrográfica do Uruguai: Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã e Ibicuí; e da Região Hidrográfica do Guaíba: Taquari-Antas, Caí, Alto e Baixo Jacuí e Pardo.
Os rios Taquari e Caí já apresentam níveis acima de suas cotas de inundação e podem atingir níveis mais críticos. Dessa forma é indicado o risco de INUNDAÇÃO EXTREMA para as regiões de vales das bacias hidrográficas Taquari-Antas e Caí.
As Defesas Civis das cidades próximas a essas bacias já foram informadas dos riscos hidrológicos para que adotem as medidas preventivas dos Planos de Contingência municipais com antecedência, especialmente a retirada de pessoas de áreas de risco.