sexta-feira, 17 maio, 2024

Estado assume a gestão do hospital Regional por 12 meses

Compartilhe essa notícia:

A reunião da Bancada do Oeste, realizada na manhã desta terça-feira, 23, na Assembleia Legislativa, trouxe uma nova perspectiva para o futuro do Hospital Regional do Oeste, localizado em Chapecó. A secretária de Saúde, Carmen Zanotto, confirmou que o Estado vai se responsabilizar pela gestão do hospital por 12 meses, mas a administração segue com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira. Também foi contratada uma consultoria para ajudar na meta de redução de dívidas e na ampliação do atendimento.

Uma equipe do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, está realizando consultoria e planejamento para ajustar a gestão e as contas do HRO. Após visitas entre fevereiro e março, foi apresentado um diagnóstico neste mês à Secretaria de Estado da Saúde.

O próximo passo, agora, é fazer um planejamento estratégico que vai estabelecer, na prática, o que o hospital precisa fazer para melhorar a gestão e garantir a redução das despesas, além de ampliar a capacidade de atendimento e serviços.

A coordenadora da Bancada do Oeste, a deputada Luciane Carminatti (PT), saiu otimista da reunião. “Eu acredito que demos hoje um passo fundamental. Não é uma coisa imediata, nem de um dia ou dois. Mas agora estamos identificando os problemas e as possíveis saídas. Eu tenho certeza de que em curto, médio e longo prazo nós teremos uma outra condição de atendimento no hospital regional”, afirma.

Os problemas com o Hospital Regional do Oeste vêm se acumulando ao longo de anos. A administração pede mais recursos, enquanto o Governo do Estado defende que os valores pagos já são suficientes. Enquanto isso, faltam médicos e serviços para garantir o atendimento de pacientes de 130 municípios da região.

“Do ano passado para cá, a Bancada do Oeste tem sido mais incisiva na exigência que a Secretaria de Estado da Saúde apresentasse um resultado mais efetivo. Nós temos problemas acumulados, tanto do ponto de vista da fila de cirurgias quanto dos procedimentos. E a produtividade pode ser melhor no hospital”, acredita Carminatti. Ela destaca que a Bancada do Oeste vai continuar dialogando com a consultoria, com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e acompanhando as melhorias a serem implementadas.

Sobre o hospital

O Hospital Regional do Oeste atende uma população de 1,3 milhão de habitantes de 130 municípios. É referência em alta complexidade para neurocirurgia, gestação de alto risco. Recebe também casos urgências e emergências.

Bancada do Oeste

A Bancada do Oeste foi criada em 2019 com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta para as demandas da região. Hoje é a maior bancada regional da Alesc, composta por nove deputados de diferentes partidos.

Fazem parte os parlamentares Altair Silva (PP), Fabiano da Luz (PT), Jair Miotto (União), Marcos Vieira (PSDB), Massocco (PL), Mauro de Nadal (MDB), Neodi Saretta (PT) e Padre Pedro (PT), além de Luciane Carminatti (PT), que assumiu a coordenação da bancada em fevereiro de 2024.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Donativos de Chapecó são descarregados em Canoas

Nova remessa saiu do Oeste de Santa Catarina na manhã de sexta, 10

Nova onda de desabrigados começa a chegar aos abrigos de Porto Alegre

 Porto Alegre conta com cerca de 13 mil desabrigados, distribuídos em 130 abrigos, segundo...

Lei autoriza a auxiliar municípios atingidos por catástrofes

Em sessão ordinária da sexta-feira (10), os vereadores de Chapecó, aprovaram em segunda votação,...

Meteorologia prevê chuva intensa e volumosa para o final de semana em SC

Entre a noite da sexta-feira, 17, e a madrugada do domingo, 19, a passagem...
error: Este conteúdo é protegido !!