terça-feira, 16 abril, 2024

Compartilhe essa notícia:

Com o objetivo de formar profissionais alinhados com a qualidade e o jeito de cuidar da Unimed Chapecó, a cooperativa instituiu os Programas de Residência Médica. Na sexta-feira (01/03), a primeira residente, Dra. Angela Brustolin, concluiu a sua formação e recebeu o título de especialista em Medicina de Família e Comunidade. Uma conquista significativa para toda a região, que contará com uma profissional formada com o padrão Unimed.

Na avaliação de Angela, para quem tem o desejo de ingressar na Residência Médica, a Unimed é uma instituição repleta de oportunidades, detentora de ótimos preceptores e grandes exemplos.

“Quando chegou a oportunidade de fazer residência na Unimed Chapecó, identifiquei que já era um serviço de ótima qualidade e que poderia confiar que a minha formação seria muito boa. Minha expectativa foi superada e, tive acesso a muitas oportunidades de conhecimento técnico. Evoluí em outras áreas da vida e aprendi mais sobre gestão e organização de projetos. Todas essas oportunidades contribuíram muito para a minha formação”, conta a especialista.

De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Unimed Chapecó, Dr. Juliano Brustolin, a cooperativa é pioneira na criação da residência em Medicina de Família e Comunidade no serviço privado do sul do Brasil. “É um orgulho muito grande poder coroar toda essa luta com a formatura, que teve a participação de várias pessoas da cidade, da Unimed e de todas as instituições envolvidas”, comemora.

Juliano relembra que a criação da residência surgiu a partir da necessidade em habilitar profissionais na área de Medicina de Família e Comunidade. “Tivemos a ideia de criar uma residência médica dentro da Unimed Chapecó, que possui toda estrutura e capacidade necessária. Para isso, procuramos parceiros para que esse residente tivesse a oportunidade de fazer estágio em saúde pública. A Prefeitura de Coronel Freitas mostrou interesse e fizemos uma parceria. Também temos parceria com a Unochapecó, que contribui na organização pedagógica. Posteriormente encaminhamos por meio do Ministério da Educação (MEC) toda a documentação necessária e, em 2022, iniciou o primeiro ano da residência”, ressalta.

O diretor hospitalar da Unimed Chapecó, Dr. Mario Goto expressou a felicidade com a formatura. “Nossa alegria é ver o projeto, anos após o pontapé inicial, celebrar a formação de excelente profissional.  A Unimed Chapecó é referência quando se fala em boas práticas com as empresas e tenho certeza de que os residentes formados aqui são profissionais para se orgulhar”.

Parcerias

Para o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, uma condição de saúde melhor na região é o objetivo da instituição. “Os profissionais que passam pelos nossos espaços, pela Unimed Chapecó e pela prefeitura de Coronel Freitas, são motivo de muita alegria. Tenho certeza que a cooperativa médica seguirá essa caminhada e verá muitos profissionais se especializando e adquirindo a sua especialidade a partir da qualidade que é fornecida”. 

O vice-prefeito de Coronel Freitas, Henrique Favaretto, destaca que a parceria com a Unimed Chapecó resultou em muitos benefícios para a área da saúde do município. “Acreditamos que a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, além de trazer uma novidade para nossa região, qualificação, ensino e melhoria da saúde, traz também um fortalecimento da medicina preventiva, por meio de uma troca de conhecimento entre universidade, cooperativa médica e poder público. Coronel Freitas se sente orgulhosa em ser escolhida para participar desse Programa de Residência”. 

           Novos residentes

           Atualmente, a Unimed Chapecó conta com dois Programas de Residência Médica, um em Medicina de Família e Comunidade e um em Pediatria. Essas oportunidades foram possíveis a partir de um extenso trabalho, iniciado em 2019, para o cumprimento de todas as exigências do MEC e da Comissão Nacional de Residência Médica. A cooperativa médica é a responsável pelos programas, pela manutenção de bolsas, gestão de escalas, autorização e supervisão dos programas. Já a Unochapecó adere como parceira e contribui na organização pedagógica, disponibilizando a Clínica Escola para as práticas ambulatoriais nas especialidades clinicas. Há também a parceria com a prefeitura de Coronel Freitas, que oferece campo de estágio para as práticas na saúde pública.

        A Residência em Medicina de Família e Comunidade iniciou em 2022 e atualmente possui dois residentes. Já a de Pediatria, iniciou em 2023, e também possui dois residentes. Além da formatura da primeira residente, a solenidade também marcou o ingresso dos novos residentes nos dois programas: Amanda Caroline Damas Taborda, em Medicina de Família e Comunidade, e Henrique Sander Carbonera, em Pediatria.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Diferença de remuneração de mulheres é tema na Alesc

A titular do Ministério das Mulheres, Aparecida Gonçalves, criticou, em palestra realizada nesta sexta-feira...

Homem é preso por porte ilegal de munição

Ao ser abordado pela PM o homem fugiu para dentro de casa e tentou...

Três são presos após furto em telebeer

A polícia localizou as pessoas consumindo bebidas e usufruindo de outros produtos furtados A guarnição...

Imetro realiza Operação Ambiente Seguro em Santa Catarina

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realiza em Santa Catarina...
error: Este conteúdo é protegido !!